Pular para o conteúdo principal

PIX

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

O Pix foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.

A Plug realiza o papel de intermediador de pagamentos, porém não realiza a liquidação financeira sendo necessário conta em uma instituição finaceira integrante do sistema de pagamentos instântenos. Dessa forma, recebemos os dados enviados pelo cliente na api de charges e fazemos a comunicação com os emissores e fintechs.

Os participantes do PIX

  • O recebedor, cliente da Plug que deve possuir uma conta em instituição financeira parceira para receber pagamentos via PIX
  • Provedor de pagamento, instituição financeira onde o cliente possui conta, responsável pela emissão de um QR Code dinâmico com os dados bancários do recebedor e dados do produto ofertado.
  • O pagador, um comprador qualquer que deverá realizar o scan do QR Code dinâmico no aplicativo de instituição financeira de sua escolha para realizar o pagamento.

Fluxo de pagamaneto PIX

  • Para criar uma transação com Pix basta o cliente informar o meio de pagamento Pix na criação de uma cobrança, sua data de expiração e dados que identifiquem o comprador;
  • Uma cobrança é registrada no sistema de pagamentos instântenos do banco central e fica disponível para pagamento e os dados do QR Code são retornados no formato de imagem, que pode ser scaneado pelo pagador, e código, que pode ser copiado pelo pagador;
  • O Cliente deve apresentar os dados da cobrança (imagem do qrcode ou código para copia e cola) ao pagador que deve efetuar o pagamento dentro do tempo de validade definido na cobrança pelo recebedor;
  • O pagador deve realizar o pagamento do QR Code em instituição financeira de sua escolha;
  • Após confirmação do pagamento, o provedor de pagamento irá realizar a transferência de fundos via novo sistema de pagamentos instantâneos para a conta do recebedor.
  • Posteriormente o cliente recebedor será notificado de que o pagamento foi efetuado e a cobrança finalizada com sucesso.

Provedores suportados para cobrança via PIX

ProviderTypeDescrição
BS2Banco BS2 conta PJ
BBBanco do Brasil conta PJ
PAGARMEPagar.me
PLUG_SANDBOXSimulador usado para autorizar pagamentos em ambiente de teste
tip

A cobrança tipo PIX quando criada na Plug é registrada com status pending, sendo atualizada automaticamente para o status de authorized quando somos notificados pela instituição financeira da confirmação do pagamento, esse tempo pode variar de provedor para provedor, não podendo exceder o tempo de expiração definido na criação da cobrança.

caution

É possível realizar estorno total para pagamentos do tipo PIX, porém não existe pre-autorização ou captura de cobranças deste tipo.

Notificação de alteração de status

objetoeventodescrição
transactionpendingEvento enviado quando a cobrança é registrada e os dados para pagamento estão disponíveis
transactionauthorizedEvento enviado quando é reconhecido a confirmação do pagamento da cobrança
transactionfailedEvento enviado quando a cobrança é negada pela instituição financeira antes de ter sido autorizada, sem estorno financeiro
transactioncanceledEvento enviado quando a cobrança é cancelada após ter sido autorizada, produzindo um estorno financeiro

Testando recebimento de notificação de pix pago

Para testar sua integração com os webhooks da Plug você pode desenvolver direto seu sistema ou utilizar algum serviço como request.bin ou pipedream.com para validar inicialmente os eventos enviado. Basta gerar um novo endpoint nestes serviços e cadastrar um webhook na Plug com o endpoint gerado que todos os eventos enviados ficarão registrados nestes serviços para consulta e debug.

Permitimos no ambiente de sandobx sandbox-api.plugpagamentos.com a atualização manual de transações criadas para os status de authorized, voided e charged_back, dessa forma você consegue criar uma transação e simular o evento desejado.

Requisição para atualizar manualmente um pix como pago em sandbox

curl --location --request POST 'https://sandbox-api.plugpagamentos.com/v1/charges/<CHARGE_ID>' \
--header 'X-Client-Id: <YOUR_CLIENT_ID>' \
--header 'X-Api-Key: <YOUR_SECRET_KEY>' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--data-raw '{
"status": "authorized"
}'

Exemplo de cobrança

Realize uma cobrança PIX a partir dos dados do comprador usando o Serviço de Charges.

curl --location --request POST 'https://api.plugpagamentos.com/v1/charges' \
--header 'X-Client-Id: <YOUR_CLIENT_ID>' \
--header 'X-Api-Key: <YOUR_SECRET_KEY>' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--data-raw '{
"merchantId": "7f8870a2-71c9-4ef0-a531-82000e00b7e1",
"amount": 150,
"currency": "BRL",
"statementDescriptor": "Pedido #231 loja joão",
"capture": true,
"paymentMethod": {
"paymentType": "pix",
"expiresIn": 3600
},
"paymentSource": {
"sourceType": "customer",
"customer": {
"name": "Jose Bonifacio Da Silveira",
"phoneNumber": "21 98889999099",
"email": "jose@gmail.com",
"document": {
"number": "72912053013",
"type": "cpf"
}
}
}
}'

< HTTP/2 201
{
"id": "148d5db0-f1c3-439f-902d-f1f268086e1d",
"clientId": "cc0b1e41-2936-45c5-947f-93995ffcdc00",
"createdAt": "2012-06-30 23:59:59 +0000",
"amount": 150,
"currency": "BRL",
"statementDescriptor": "Pedido #231 loja joão",
"capture": true,
"status": "pending",
"paymentMethod": {
"paymentType": "pix",
"expiresIn": 3600,
"qrCodeData": "00020101021126510014BR.GOV.BCB.PIX0129K89VdiUgWN1B3p0IHrgHkNHg9tX5F52040000530398654040.155802BR5913Customer test600062070503***630431C0",
"qrCodeImageUrl": "https://...."
},
"paymentSource": {
"sourceType": "customer",
"customerId": "1cdcf0c9-eb04-4e43-b9b2-b7a4acdead1f"
}
}